Galeria
No Brasil, existe uma legislação específica que regula a coleta e descarte de medicamentos. Essas leis visam reduzir os riscos à saúde provenientes das práticas incorretas de coleta e descarte de medicamentos não utilizados ou fora dos prazos de validade.
Nesse contexto, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) impõe como obrigação a aplicação de logística reversa para a realização da coleta e descarte de medicamentos. Assim, é uma medida de especial importância para farmácias e hospitais, que têm um grande fluxo de gestão de medicamentos. Para esses perfis de negócios, o ideal é contar com um parceiro que faça a coleta e descarte de medicamentos de maneira adequada, reduzindo as chances de incorrer em irregularidades e serem submetido a sanções.
COMO É REALIZADA A COLETA E DESCARTE DE MEDICAMENTOS
As práticas adequadas de coleta e descarte de medicamentos visam à redução de riscos ambientais oriundos dos agentes químicos e de contaminantes desses produtos. Nesse âmbito, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) institui e credencia postos de coleta para fazer a correta gestão dos resíduos, evitando que estes recebam destinação final incorreta, com encaminhamento para aterros sanitários ou lixões a céu aberto onde podem contaminar o solo e a água, além de que representa riso à saúde de pessoas e de animais.
A empresa de coleta e descarte de medicamentos realiza a busca dos materiais descartados, transportando-os com segurança para a sua correta destinação. Isso facilita o gerenciamento dos produtos e seus resíduos para a empresa que necessita fazer o descarte, concentrando os esforços de coleta e de eliminação dos contaminantes em uma só etapa.
Assim, agrega-se muito mais praticidade e segurança na gestão de resíduos medicamentosos do negócio, proporcionando ainda a plena adequação às normas impostas pelos órgãos e as entidades responsáveis pelo setor.
COLETA E DESTINAÇÃO SEGURA DE RESÍDUOS E DE MEDICAMENTOSOS
A CETES Ambiental faz a coleta e descarte de medicamentos conforme as regras impostas pela legislação vigente, atendendo clientes de todos os segmentos que possam se beneficiar do serviço, como drogarias, hospitais, clínicas veterinárias, odontológicas, de estética, laboratórios, entre outros. Dessa forma, a CETES Ambiental atende empresas de todo o estado de São Paulo.
Veja mais sobre coleta e descarte de medicamentos
Os cuidados que a lei prevê para a coleta de medicamentos vencidos têm como objetivo prevenir danos às comunidades e ao meio-ambiente, oriundos da contaminação com os componentes químicos presentes nestes produtos.
Dessa forma, a coleta de medicamentos vencidos deve ser feita de maneira que impeça a distribuição indevida dos produtos fora do prazo de validade. Isso porque o consumo ou o despejo inadequado prejudicam pessoas, animais, contaminando os recursos naturais e prejudicando a vegetação.
Desse modo, para que as empresas dos diferentes setores que necessitem da coleta de medicamentos vencidos realizem o descarte de maneira correta, a prática mais indicada é contar com um fornecedor especializado no serviço de coleta dos produtos, que cuida de propiciar a destinação final correta para os produtos.
Assim, a gestão dos resíduos é facilitada, garantindo um maior custo-benefício e eliminando os riscos de notificações por irregularidades no procedimento, que podem ser bastante onerosos e prejudiciais aos negócios da empresa.
Fale Conosco: (11) 4747-5523
WhatsApp: (11) 989057133