Galeria
A coleta de lixo de laboratório é um processo de biossegurança responsável por manejar, de forma adequada, resíduos químicos manipulados em laboratórios – quaisquer que sejam as áreas de atuação – que são considerados altamente nocivos tanto à saúde pública quanto ao meio ambiente.
CLASSIFICAÇÃO DE RESÍDUOS PARA A COLETA DE LIXO DE LABORATÓRIO
Assim como os resíduos hospitalares, os resíduos destinados à coleta de lixo de laboratório são classificados quanto à gravidade de poluição e de toxidade. Além de separá-los conforme a classificação é necessário mantê-los na embalagem original.
Para direcionamento à coleta de lixo de laboratório e destinação final, os resíduos de laboratórios são classificados da seguinte forma:
- Grupo A: potencialmente infectantes (algodão, gaze, compressas com sangue ou secreção);
- Grupo B: químicos que podem ser inflamáveis, corrosivos, tóxicos ou causar reatividade (termômetros de mercúrio, lâmpadas, aparelhos de raio-X, fixadores e reveladores, baterias e remédios descartados por serviços de saúde);
- Grupo C: rejeitos radioativos (compostos de radionuclídeos em quantidades acima dos limites estabelecidos pelas normas do CNEN, além de equipamentos para exames de saúde);
- Grupo D: resíduos comuns, sem risco à saúde pública ou ao meio ambiente (papel de uso sanitário, restos de alimentos, embalagens etc.);
- Grupo E: perfurocortantes (agulhas, ampolas de vidro, lâminas, espátulas etc.).
COMO SEPARAR OS RESÍDUOS PARA A COLETA DE LIXO DE LABORATÓRIO
Os resíduos químicos devem ser separados para a coleta de lixo de laboratório e armazenados em conformidade com as normas vigentes da ABNT, da ANVISA e do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).
Essas instituições preveem, entre outras regras, que os resíduos perigosos sejam armazenados separadamente dos resíduos não perigosos, uma vez que estes não ofereçam risco ao meio ambiente, diferente dos resíduos perigosos, que precisam ser conservados em suas embalagens originais, pois posteriormente serão descartados por meio da utilização de galões ou destruição total com certificado de destruição.
COLETA DE LIXO DE LABORATÓRIO COM SEGURANÇA E CONFIABILIDADE
Referência em engenharia ambiental, a CETES Ambiental oferece as melhores e mais viáveis soluções ambientais de acordo com as áreas de atuação, com suporte completo e consultoria para coleta de lixo de laboratório e de diversos outros tipos de resíduos perigosos. Sempre alinhada com a segurança e o cumprimento das legislações vigentes, a empresa investe constantemente no aprimoramento dos serviços prestados, além de se comprometer em cumprir a solicitação em até 48 horas, com máxima segurança e confiabilidade.
Veja mais sobre coleta de lixo de laboratório
A coleta de resíduos de saúde é uma atividade que precisa ser realizada de acordo com os padrões.
A coleta e o descarte correto de resíduos de saúde são serviços extremamente importantes, visto que através desses processos, o lixo contaminável de hospitais, clínicas veterinárias, e outros locais da área de saúde terão o fluxo de lixo controlado, certificando-se que o material será destinado a um local apropriado.
Com o serviço de coleta de resíduos de saúde é possível obter melhores condições de higiene em ambientes de saúde, além de reduzir consideravelmente o risco de contaminação das pessoas que transitam no local. A classificação correta segundo a ANVISA para cada tipo de resíduos de saúde é dividida em grupos conforme a baixo:
- Categoria A Apresentam algum risco de infecção;
- Categoria B Apresentam componentes que agridem a saúde e o meio ambiente;
- Categoria C Trata-se de lixo radioativo de tratamentos em laboratórios;
- Categoria D É comparado ao lixo domiciliar, pois não apresentam riscos de contaminação;
- Categoria E Material cortante como agulhara, facas e outros acessórios médicos;
Se você procura por coleta de resíduos de saúde, entre em contato conosco!
Fale conosco: (11) 4292-1049
WhatsApp: (11) 989057133