Galeria
Na rede de saúde, incluindo hospitais, drogarias, ambulatórios, farmácias, clínicas, home care, laboratórios, funerárias, indústrias, clínicas de odontologia e hospitais veterinários, é comum a presença de frascos com medicamentos que não foram totalmente utilizados ou até mesmo medicamentos vencidos.
Por questões de saúde pública, esses frascos devem ser destinados à coleta de medicamentos conforme os parâmetros ditados pela ABNT, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), a fim de que não representem ameaça à saúde pública nem ao meio ambiente.
ENTRE TODAS AS ALTERNATIVAS, ESCOLHA A COLETA DE MEDICAMENTOS
Há inúmeras alternativas incorretas para o descarte de medicamentos, tais como depositar em lixeiras, lavatórios ou no vaso sanitário. Essas formas causam danos irreversíveis ao meio ambiente, inclusive alterando a cadeia produtiva dos animais marinhos, que têm sofrido mutações devido à quantidade de hormônios depositados em redes de esgoto que são lançadas ao mar.
Entre todas as alternativas, a coleta de medicamentos por uma empresa especializada é a forma correta, pois garante a medicamentos de diversas naturezas sua correta destinação, sem que vá parar em locais ou até mesmo em mãos erradas.
DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS NA COLETA DE MEDICAMENTOS
De acordo com a ABNT e a ANVISA, os resíduos hospitalares, inclusive os medicamentos, são classificados conforme o risco que representam à saúde pública e ao meio ambiente e assim, separados para ter a destinação correta. Em geral, esses resíduos são incinerados ou aterrados, conforme a classificação de risco.
Após a coleta de medicamentos, aqueles que se encontram em estado sólido, como drágeas e pastilhas, por exemplo, são aterrados após o vencimento. Já medicamentos líquidos são submetidos ao processo de solidificação para evitar a contaminação tanto do solo como do lençol freático, e para que tenham o mesmo destino dos medicamentos sólidos.
REFERÊNCIA EM SERVIÇOS DE COLETA DE MEDICAMENTOS
Especializada no transporte de resíduos perigosos e com ampla atuação nas áreas comercial, ambiental e logística, a CETES Ambiental oferece máxima segurança e confiabilidade na coleta de medicamentos. Seus serviços englobam redes de hospitais, drogarias, ambulatórios, farmácias, clínicas gerais, clínicas de estética, home care, laboratórios, pet shop, entre outros segmentos, sempre voltados a soluções ambientais eficazes e que atendam às exigências da legislação ambiental em vigor.
Veja mais sobre coleta de medicamentos
Os cuidados que a lei prevê para a coleta de medicamentos vencidos têm como objetivo prevenir danos às comunidades e ao meio-ambiente, oriundos da contaminação com os componentes químicos presentes nestes produtos.
Dessa forma, a coleta de medicamentos vencidos deve ser feita de maneira que impeça a distribuição indevida dos produtos fora do prazo de validade. Isso porque o consumo ou o despejo inadequado prejudicam pessoas, animais, contaminando os recursos naturais e prejudicando a vegetação.
Desse modo, para que as empresas dos diferentes setores que necessitem da coleta de medicamentos vencidos realizem o descarte de maneira correta, a prática mais indicada é contar com um fornecedor especializado no serviço de coleta dos produtos, que cuida de propiciar a destinação final correta para os produtos.
Assim, a gestão dos resíduos é facilitada, garantindo um maior custo-benefício e eliminando os riscos de notificações por irregularidades no procedimento, que podem ser bastante onerosos e prejudiciais aos negócios da empresa.
Fale Conosco: (11) 4747-5523
WhatsApp: (11) 989057133