Galeria
O correto descarte de resíduos biológicos, assim como os encontrados em consultórios odontológicos e em hospitais, ainda é um assunto que causa incertezas, inclusive entre os principais responsáveis pela correta destinação dos resíduos. Uma vez que, devido à classificação que cada resíduo recebe, são estipuladas diversas destinações, cabe aos proprietários desses estabelecimentos a alternativa mais prudente: direcionar todos os resíduos periodicamente à coleta de resíduos odontológicos, realizada por empresas especializadas.
DESTINAÇÃO APÓS A COLETA DE RESÍDUOS ODONTOLÓGICOS
Conforme sua natureza, os resíduos podem seguir destinos diferentes após a coleta de resíduos odontológicos. Um exemplo é a incineração, procedimento reservado apenas aos resíduos infectantes contaminados e perfurocortantes, que após a eliminação das bactérias são encaminhados a um aterro.
Já resíduos comuns, como embalagens de plástico e papel, são destinados à reciclagem, onde são transformados em outros produtos. No entanto existem destinações mais complexas para alguns produtos recolhidos na coleta de resíduos odontológicos, tais como equipamentos e insumos de raio-X, que antes da destinação final são rigorosamente avaliados conforme os parâmetros do Conselho Nacional de Energia Nuclear (CNEM).
RISCOS DA COLETA DE RESÍDUOS ODONTOLÓGICOS DE FORMA INDEVIDA
Por conter resíduos biológicos, a falta da coleta de resíduos odontológicos, assim como sua realização de forma inapropriada, pode comprometer de forma significativa a higiene do ambiente e causar sérios danos à saúde das pessoas e ao meio ambiente.
A indevida coleta de resíduos odontológicos pode acarretar infecções e problemas ambientais. Por isso, deve ser executada em conformidade com os órgãos controladores, como a ABNT e a ANVISA, que classificam cada tipo de resíduo conforme risco de infecção, degradação da saúde pública e do meio ambiente, contaminação, radioatividade e cortantes; devendo ser descartado na coleta de resíduos odontológicos e devidamente identificado.
EMPRESA ESPECIALIZADA EM COLETA DE RESÍDUOS ODONTOLÓGICOS
Sediada em Suzano, São Paulo, a CETES Ambiental dispõe soluções eficazes e economicamente competitivas para o seu negócio nas áreas comercial, ambiental e logística, indústria, saúde e construção civil. Para isso, conta com a expertise de especialistas sempre aptos a prestarem o melhor e mais completo atendimento. Especializada em transporte de resíduos perigosos, a CETES Ambiental oferece consultoria completa em engenharia ambiental e atendimento personalizado, a fim de proporcionar aos seus clientes as alternativas mais viáveis e vantajosas, de acordo com cada área de atuação.
Veja mais sobre coleta de resíduos odontológicos
Quando falamos de Lixo Odontológico, estamos falando de resíduos altamente contaminantes e perigosos.
Por isso encontraremos normas rígidas e bem específicas sobre esse tipo de trabalho. Isso acontece por seu potencial de risco para o ambiente e para as pessoas.
Em contato com o ambiente, estes resíduos contaminam a água e o solo, comprometendo comunidades inteiras da região. Além disso, estes resíduos devem permanecer longe do contato com pessoas ou animais, pois oferecem altos riscos de contaminação e de acidentes, a exemplo de objetos como bisturis, pinças, pontas diamantadas, entre outros materiais empregados na prática clínica que possam cortar, perfurar ou promover abrasão.
Assim, a forma mais eficiente de gerenciar os resíduos de clínicas odontológicas é dispor dos serviços de uma empresa especializada no segmento, que além do serviço de coleta, ofereça também a destinação deste lixo de maneira adequada e acatando a legislação vigente.
Fale Conosco: (11) 4747-5523
WhatsApp: (11) 989057133