Galeria
A coleta de resíduos de serviço de saúde é um serviço de alto grau de especialização devido aos riscos que envolve. Por isso, a coleta de resíduos de serviço de saúde deve ser realizada apenas por empresas credenciadas pelos órgãos responsáveis pela regulação do setor, com o auxílio de profissionais treinados para a atividade.
Além disso, a empresa responsável pela coleta de resíduos de serviço de saúde deve ser capaz de encaminhar estes resíduos para a sua destinação final adequada, conforme previsto pela legislação vigente no Brasil. Somente por meio das técnicas de gestão de resíduos é possível controlar os riscos e fazer a coleta de resíduos de serviço de saúde com segurança, eliminando o potencial danoso destes subprodutos para o ambiente (solo, animais, vegetação e lençóis freáticos) bem como para as comunidades.
LEGISLAÇÃO ACERCA DA COLETA DE RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE
Algumas das principais normas nacionais que versam sobre a coleta de resíduos de serviço de saúde são definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), além do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Nas normas da ABNT, encontram-se as exigências em termos da identificação dos resíduos por meio de símbolos, determinados para cada tipo de contaminante. Já a ANVISA define quais são os procedimentos a serem empregados na coleta de resíduos de serviço de saúde, para garantir a segurança na gestão e na destinação final dos resíduos; enquanto as determinações do CONAMA discriminam sobre de quem é a responsabilidade pela coleta e destinação final destes resíduos.
Sobre esse último aspecto, vale destacar que a lei determina que a coleta de resíduos de serviço de saúde e a sua destinação final são de responsabilidade dos prestadores de serviços em saúde. Dessa forma, a melhor alternativa para empresas que necessitam gerenciar estes resíduos é contar com a parceria de uma empresa credenciada e especializada na atividade.
COLETA E DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS
Com atendimento em todo o estado de São Paulo, a CETES Ambiental fornece o serviço de coleta de resíduos contaminantes, garantido a destinação adequada. Assim, a CETES Ambiental auxilia empresas da área da saúde de todo o estado de São Paulo na adequação às normas vigentes.
Veja mais sobre coleta de resíduos de serviço de saúde
A coleta de resíduos hospitalares exige alguns cuidados especiais. Algumas características podem ser observadas a respeito de como o serviço de coleta hospitalar é realizado.
A primeira etapa deste procedimento consiste em identificar por componentes o lixo originado em hospitais e classifica-los em diferentes categorias.
Os resíduos devem ser separados adequadamente antes da coleta de lixo hospitalar, essa divisão é realizada em seis grupos, tais como:
- Resíduos biológicos Caracterizado por conter tecidos humanos, objetos com a presença de agentes bacteriológicos e sangue;
- Resíduos químicos Medicamentos vencidos, resíduos inflamáveis, reativos ou corrosivos.
- Objetos radioativos chapas de raios-X e produtos radioativos;
- Resíduos comuns latas, garrafas, copos, papeis de uso sanitário, entre outros.
- Resíduos perfurantes ou cortantes seringas, tesouras, agulhas, lâminas de bisturi e ampolas de vidro.
Fale Conosco: (11) 4747-5523
WhatsApp: (11) 989057133