Galeria
Desde os mais simples procedimentos médicos, como vacinas e exames de sangue, aos mais complexos, como cirurgias, os serviços da área da saúde são fundamentais para a sociedade. Nesses procedimentos, muito material descartável é utilizado, como seringas e ampolas.
Caso não sejam eliminados de maneira correta, esses materiais oferecem risco de contaminação para a população e para o meio ambiente. Por isso, é imprescindível que o descarte de lixo hospitalar seja feito da maneira adequada.
ETAPAS DO DESCARTE DE LIXO HOSPITALAR
Quando realizado por uma empresa especializada, o descarte de lixo hospitalar inclui a separação dos resíduos de acordo com sua classificação. Eles podem ser separados em diversos grupos, e alguns deles incluem refugo advindo de processos biológicos, resíduos químicos, radioativos, resíduos comuns – como papel higiênico – e os perfurocortantes, que são objetos capazes de cortar ou perfurar.
Por oferecer risco de contaminação, o descarte de lixo hospitalar deve ser manuseado somente por profissionais habilitados, com equipamentos e roupas adequadas. Os refugos são acondicionados e identificados. Seu armazenamento é temporário, em uma área isolada, para que sejam coletados por uma empresa especializada em descarte de lixo hospitalar.
Os detritos devem ser transportados em veículos específicos para descarte de lixo hospitalar até a unidade de tratamento, onde os resíduos passam por alguns procedimentos para que não ofereçam riscos à saúde.
Eles podem ser incinerados, com controle de gases e cinzas, para que os impactos ambientais sejam minimizados. Podem ser triturados, processados e até mesmo ir parar em um aterro sanitário com perfeitas condições de receber depósito de materiais tratados. Alguns materiais hospitalares não oferecem risco à saúde e, portanto, podem passar por um processo específico de reciclagem.
Para garantir que o descarte de lixo hospitalar tenha a destinação recomendada, é possível exigir um certificado de que o serviço foi realizado em acordo com a legislação.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E SOLUÇÕES AMBIENTAIS
A CETES Ambiental é especialista em coleta e descarte de lixo hospitalar. Oferece soluções ambientais para que empresas que prestam serviços na área da saúde possam atender às normas da legislação, com relação ao descarte correto de resíduos.
Sediada em Suzano, a CETES Ambiental atende hospitais, laboratórios, ambulatórios, farmácias, drogarias, home care, empresas de cosméticos, clínicas de estética, clínicas odontológicas, hospitais veterinário, salões de cabeleireiro, funerárias, pet shops, indústrias e metalúrgicas. A coleta pode ser feita em até 48 horas e um certificado de destruição do lixo é emitido.
Veja mais sobre descarte de lixo hospitalar
A coleta de resíduos hospitalares exige alguns cuidados especiais. Algumas características podem ser observadas a respeito de como o serviço de coleta hospitalar é realizado.
A primeira etapa deste procedimento consiste em identificar por componentes o lixo originado em hospitais e classifica-los em diferentes categorias.
Os resíduos devem ser separados adequadamente antes da coleta de lixo hospitalar, essa divisão é realizada em seis grupos, tais como:
- Resíduos biológicos Caracterizado por conter tecidos humanos, objetos com a presença de agentes bacteriológicos e sangue;
- Resíduos químicos Medicamentos vencidos, resíduos inflamáveis, reativos ou corrosivos.
- Objetos radioativos chapas de raios-X e produtos radioativos;
- Resíduos comuns latas, garrafas, copos, papeis de uso sanitário, entre outros.
- Resíduos perfurantes ou cortantes seringas, tesouras, agulhas, lâminas de bisturi e ampolas de vidro.
Fale Conosco: (11) 4747-5523
WhatsApp: (11) 989057133