Galeria
Por ser um serviço que possui tamanha importância para a preservação da integridade de todos, a gestão de resíduos hospitalares é uma medida necessária e que, quando devidamente executada, certamente trará resultados muito satisfatórios.
A gestão de resíduos hospitalares deve ser realizada por empresas qualificadas e que disponham de profissionais capacitados e uma estrutura preparada para melhor atender as demandas dos clientes (que também podem incluir clínicas, ambulatórios, farmácias, entre outros).
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE RESÍDUOS HOSPITALARES
A gestão de resíduos hospitalares é uma medida desenvolvida para lidar com os resíduos e materiais descartados nas dependências de uma unidade de saúde e hospitalar, estes que costumam ser categorizados entre os que são perigosos ou não.
A importância da gestão de resíduos hospitalares se dá por conta do devido descarte desses materiais, pois caso contrário eles podem apresentar riscos para as pessoas e para o meio ambiente.
Em razão disso, a gestão de resíduos hospitalares desempenha com um papel fundamental para manter a segurança e integridade das pessoas ao lidar de maneira ágil, objetiva e adequada com os materiais descartados pela unidade hospitalar.
SEPARAÇÃO DO MATERIAL
A gestão de resíduos hospitalares, como o nome sugere, não só consiste da coleta, como também do gerenciamento do material, este que é separado e classificado de acordo com o seu tipo para que assim os processos específicos possam ser aplicados.
Os materiais coletados pela gestão de resíduos hospitalares que não são perigosos costumam ser papéis, documentos de pacientes, itens e artefatos não contaminados ou manchados de sangue, entre outros.
Já os materiais que possuem algum tipo de risco biológico e que foram utilizados para o tratamento de pessoas com doenças contagiosas, possuem um processo mais minucioso e cuidadoso para a separação e devido descarte pela gestão de resíduos hospitalares.
RESPONSABILIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Responsável e objetiva, a CETES Ambiental é uma empresa que tem conquistado um status cada vez maior no segmento de transporte de resíduos perigosos, tendo em vista a responsabilidade com que a mesma atua na área.
A CETES Ambiental é uma empresa que investe constantemente no desenvolvimento sustentável, além de melhorias em sua estrutura para que assim possa continuar atendendo a todos de maneira ágil, objetiva, segura e satisfatória.
Veja mais sobre gestão de resíduos hospitalares
A coleta de resíduos hospitalares exige alguns cuidados especiais. Algumas características podem ser observadas a respeito de como o serviço de coleta hospitalar é realizado.
A primeira etapa deste procedimento consiste em identificar por componentes o lixo originado em hospitais e classifica-los em diferentes categorias.
Os resíduos devem ser separados adequadamente antes da coleta de lixo hospitalar, essa divisão é realizada em seis grupos, tais como:
- Resíduos biológicos Caracterizado por conter tecidos humanos, objetos com a presença de agentes bacteriológicos e sangue;
- Resíduos químicos Medicamentos vencidos, resíduos inflamáveis, reativos ou corrosivos.
- Objetos radioativos chapas de raios-X e produtos radioativos;
- Resíduos comuns latas, garrafas, copos, papeis de uso sanitário, entre outros.
- Resíduos perfurantes ou cortantes seringas, tesouras, agulhas, lâminas de bisturi e ampolas de vidro.
Fale Conosco: (11) 4747-5523
WhatsApp: (11) 989057133